sexta-feira, 26 de junho de 2015

APARELHO URINÁRIO


O aparelho urinário é constituído pelos rins, ureteres, bexiga urinária, uretra.

FUNÇÃO: A função básica é excretar água e sais (Na+, K+, Ca+, Cl+ e HPO²), responsável pela regulação dos níveis tônicos no sangue, do volume e da pressão sanguínea, fazendo a restituição da água ao sangue e eliminação pela urina. Também a regulação do pH sanguíneo através da excreção de H+ na urina e conservação do bicarbonato (HCO³), além da produção de hormônios e excreção de resíduos, como a amônia e uréia.

Sua localização anatômica é na parede posterior do abdome, retroperitonial, ao lado da coluna vertebral. O direito é levemente inferior  ao esquerdo e fica entre a 12º vértebra torácica e 1ª vértebra lombar, e o esquerdo na 11ª vértebra torácica e 2ª vértebra lombar, sua localização mais abaixo se dá pela presença do fígado. Possui face anterior e posterior, possuindo hilo renal na borda medial. Externamente é liso, coberto por uma cápsula fibrosa e adiposa, que serve de acolchoamento, e se relaciona com a glândula suprarrenal. 

Estruturalmente o rim é dividido em lobos, irrigados pelas artérias interlobulares que se ramificam e entram entre as Médulas renais no Córtex renal, a coluna  do rim, as veias farão um caminho inverso as artérias, os capilares nos rins recebem nome de glomeros. O ureter ao chegar no rim chama-se Pelve Renal, e também se ramifica formando os cálices renais (cálice maior e cálice menor) que irão se relaciona com a Médula renal.


O Córtex e a Médula possuem um ou vários ductos coletores e continuam do cálice menor.

A filtração renal ocorre no Néfron, na ponte do néfron cortical, que é a unidade minimal do rim, vasos com tubos, está localizado no córtex e na médula.

IRRIGAÇÃO DO RIM

Artéria renal - Artéria Arqueada - Artéria Interlobular - Arteríola Aferente - Glomérulo (entrada: Cápsula de Bowman) - Arteríola Eferente (Sistema Porta-Renal) - Artéria

CÁPSULA DE BOWMAN

Possui cavidade constituída de lúmen. Sequencia;
Cápsula de Bowman - Túbulo Contorcido Proximal - Alça de Henle (ao redor há os vasos retos - local dos capilares peritubulares) - Túbulo Contorcido Distal - Tubo Coletor


URETERES

Sua localização é retroperitonial, voltada para o mediano. É um tubo muscular, responsável pelo transporte de urina, sua extremidade superior dilatada, a pelve, está dentro do seio renal, e se relaciona com a região do quadril. A extremidade inferior é a passagem, onde há o óstio ureteral, na bexiga, localizado na pelve menor. Pois está disposta em duas partes, abdominal e pélvica, próximo a parede posterior do abdome e irrigado por diferentes artérias.

BEXIGA

É um reservatório temporário da urina. localiza-se posterior a sínfise púbica, está colabada e aumenta somente a medida que que enche de urina, possui tamanho variável, de acordo com idade, e sexo. Não há gases na bexiga, quando ocorre é sinal de patologia. Internamente, possui um fundo, o trígono vesical com o ostio ureteral, a entrada do ureter, e a primeira porção da próstata, nos homens, o utrículo, crista. é um órgão bastante vascularizado, com túnicas de mucosa, muscular e serosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário