sexta-feira, 8 de maio de 2015

Simplificando o Complicado Coração!



Como já sabemos, o coração é responsável pelo bombeamento do sangue. Seu batimento é entorno de 109.440 a 110.000 por dia, bombeando aproximadamente 5 litros de sangue por dia, mas alguns estudiosos afirmam que seu bombeamento chega a 9 litros de sangue por dia, já que o batimento é constante e alguns litros passam mais de uma vez por dia. Dentre as funções exercidas pelo coração, a principal função entre elas pe a circulação do sangue por todo o corpo, no sentido ida e vinda, transportando oxigênio e nutrientes necessários para as células.





O coração é o órgão central da circulação, sua localização pode ser em três pontos diferentes:

Levocardia:
 É o posicionamento normal do coração, do lado esquerdo do tórax.

 Mesocardia:
Anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração no centro do tórax.

Situs Inversus:
Anomalia que faz com que a pessoa venha a nascer com o coração no centro do tórax.






Sua forma é similar a uma pirâmide invertida, com o ápice inclinado para baixo e para a esquerda. Porém, existe uma anomalia (mais uma) chamada de Dextrocárdio, em que essa inclinação ocorra levemente para a direita e para baixo. O coração é constituído por uma massa contrátil chamada de miocárdio, revestida por  uma membrana fina, o endocárdio, e envolvido por um saco fibroso-seroso, o pericárdio.


Em um resumo mais simples na divisão do coração, é na metade direita/coração direito que circula o sangue venoso; já na metade esquerda/coração esquerdo que circula o sangue arterial. em cada lado dessas partes existem duas cavidades: a aurícula-superior. Estas cavidades comunicam-se entre sí pelos orifícios auriculo-ventriculares.



Essa postagem é apenas um resumo sobra partes simples, porém importantes, do coração. Fontes tiradas da página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cora%C3%A7%C3%A3o_humano